sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NFV (Network Functions Virtualization) and SDN (Software-Defined Networking)

Gosto de dizer que tenho metade da minha carreira no mundo IT e metade no mundo Telecom, daqui a pouco acho que terei que dizer que ela foi inteira em um mundo só !

Caros, aparentemente mais duas siglas no mundo de Telecom e IT, que vem para encher os posts de argumentações pelos fabricantes e nos deixar de cabelos em pé para sabermos quais as melhores opções, quais as melhores práticas. O que implementar primeiro, de que maneira e com que velocidade.

Em um paper que li recentemente da Heavy Reading, a abordagem é sobre como SDN desempenha um papel fundamental para NFV ...

Como parte da transformação em Telco para NFV , princípios de IT estão se movendo cada vez mais para este domínio. Hadware proprietários de um único fabricante estão sendo substituídos por servidores de IT padronizados, comuns no mercado, que executam funções de rede virtualizadas (VNFs-Virtualized Network Functions) a partir de múltiplos fornecedores, i.e. aqueles que mais sejam compatíveis e melhores para cada situação. Melhor dizendo, cada operadora vai ter sua necessidade, baseada em seus gargalos, na característica de sua base de infra-estrutura e perfil também de sua massa de clientes. 

SDN oferece uma nova arquitetura onde Control Data Planes são separados, permitindo uma gestão mais dinâmica e flexível dos recursos de rede. No entanto um dos maiores desafios é saber como os controladores de SDN e orquestradores de NFV irão se inter-relacionar, já que ambos desempenham um papel na gestão dos recursos. 


Vários fornecedores estão abordando este desafio de NFV e SDN. 

O ETSI (European Telecommunications Standards Institute) inicialmente preocupou-se com os requisitos básicos para garantir que a virtualização tivesse uma abordagem viável. Agora está mais focado em operacionalizar NFV e como SDN pode satisfazer suas necessidades de rede. 

Várias outras iniciativas e associações de código aberto incluindo a ONF (Open Networking Foundation), OPNFV (Open Platform for NFV), Open Platform DayLight estão trabalhando em tecnologias e estruturas para suportar tanto NFV e SDN. 

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025




Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o texto. nos faz querer ler mais sobre o tema...

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).