sexta-feira, 21 de agosto de 2015

E os serviços OVER THE TOP voltam a cena da discussão



Que me desculpe os mais novos, mas me vejo retornar ao início dos anos 90, em uma discussão "lascada" aqui no Brasil sobre o "roubo" de receita das operadoras pela mal fadada Internet ! Ou seja, a telefonia fixa e os enlaces de conexão fim-a-fim "caríssimos" estavam perdendo terreno para as conexões da então anárquica rede, que muitos ainda sem saber direito o que realmente era, denominavam as vezes de "rede Internacional", vale aqui um texto tão digitado pelos WhatsApp, Messenger, e sei lá o que mais, kkk.

Bom falando sério, não tenho idéia do que estão querendo o Sr. Ministro, nem tão pouco as operadoras, que neste momento não sei se realmente estão reinvindicando alguma lei, como a denominada neste artigo do G1. E depois de incentivar tanto seus usuários a usar estas próprias aplicações ? Difícil acreditar.

Ministro das Comunicações defende lei para regular WhatsApp e Netflix

O que posso presumir, pra não dizer profetizar, é que outras aplicações chamadas over the top, irão surgir, mascaradas ou não, haverá uma migração aos poucos para elas e novo ciclo vai se formar. Que me desculpe o Sr. Ministro e talvez as operadoras, mas novamente creio que não é por aí, pra resolver a possível fuga de receitas, seja de voz, dados (agora!), e vídeo.

Ah ! resta falar aos mais novos o que aconteceu com as idéias mirabolantes de regulamentar a Internet no Brasil, Naquela ocasião ... nada. Como em quase todo o mundo.

Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025


Nenhum comentário:

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).