quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Business Model Canvas


Tive meu primeiro contato com o então "Modelo de Negócios Canvas" em 2012, numa reunião de amigos interessados em criar um grupo que auto-denominamos Executivos Unicamp, uma pela maioria ser de ex-alunos Unicamp, outra que talvez também estavamos usando dependências da querida Universidade que nos abrigou como alunos um dia. No meu caso também como Professor e Funcionário por 12 anos de trabalho. 

A idéia de formar um grupo de mentores empresariais para ajudar o ecosistema de Startups da região, evoluiu. Uma aceleradora foi criada, a Baita (www.baita.ac) onde uma equipe muito experiente de profissionais executivos forma o core da aceleradora, outra de residentes e um grupo diversificado de mentores e consultores (em qual me incluo), ajudaram a desenvolver progressos notáveis com empresas em fase de pré-estabelecimento, ou mesmo estabelecidas, os resultados podem ser verificados (Grupo de Startups Aceleradas).

Mas a idéia aqui hoje é falar resumidamente deste Modelo Canvas.

O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Um Mapa muito visual ajuda a destacar nove blocos do modelo de negócios que se pretende iniciar ou reformular. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.



Os nove blocos são muito didáticos e ajuda sobremaneira na visão geral do negócio, se inter-relacionando e não deixando nada esquecido.

1. Proposta de Valor
Qual é seu produto ou serviço e que valor ele tem aos seus clientes.

2. Atividades Principais
Ações e tarefas que a empresa deve fazer conforme a proposta de valor para fazer o negócio funcionar.

3. Recursos Principais
Quais os recursos mais importantes para o negócio funcionar.

4. Parcerias Principais
Qual a rede de fornecedores e parceiros.

5. Estrutura de Custos
Quais todos os custos envolvidos para o negócio funcionar.

6. Seguimento de Clientes
Quem são os clientes que você pretende atender? Eles têm um perfil específico? Como eles estão agrupados? Como estão localizados? Há uma necessidade comum?

7. Relacionamento com Clientes
Tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmento de Clientes para conquistá-los e mantê-los.

8. Canais
Como sua empresa se comunica e alcança seus clientes para entregar sua Proposta de Valor.

9. Receita
Dinheiro que a empresa gera. Quanto e como você vai receber dos clientes.

Em um papel cartolina, desenha-se os nove blocos e com muita discussão e considerações vai se colocando "Postites" com os itens relativos a cada bloco.


O SEBRAE tem uma cartilha muito boa com orientação de como fazer o trabalho. (Quadro de modelo de negócios, para criar, recriar e inovar).
Caso queira uma ferramenta na WEB, para automatizar a escrita e o modelo, o web2Canvas (Beta) parece muito interessante.

Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025


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Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).