segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cidades Digitais, Cidades Inteligentes


Muito tem se falado em Cidades Digitais (Digital Cities), ou em Cidades Inteligentes (Smart Cities) que em resumo são iniciativas de implementação de tecnologias digitais que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem vive em cidades, sejam elas megas ou pequenas cidades. 



O problema é que os termos vão se misturando e no bom sentido se interconectando, criando assim a necessidade de um amplo debate, pois investimentos dos governos são necessários, bem como o apoio da sociedade, cidadãos e empresas na colaboração da implementação com o mais alto bom senso possível. Evitando-se assim criar mais problemas ainda do que os já existentes, principalmente nos grandes centros, que sofrem mais com questões de mobilidade, segurança, educação, saúde, urbanismo, coletas de lixo, energia, água, enfim todos os itens essenciais para a sobrevivência nestes locais. 

Algumas definições interessantes, no Wikipédia esclarecem muito bem o conceito:



Recentemente participei de um excelente evento que reuniu vários grupos para debater e negociar soluções para Cidades Digitais, Cidades Inteligentes. O Connected Smart Cities, realizado pela SATOR, que já trabalha na organização do evento de 2016. 

Vale a pena conferir o Relatório de Atividades, disponibilizado pela SATOR gratuitamente.  

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

2 comentários:

none disse...

Olá Marçal,

Parabéns pelo blog.
Com relação às cidades digitais / inteligentes, é uma ideia muito boa para os cidadãos habitantes de uma cidade. Facilita e agiliza muitos serviços. Mas um grande problema é o investimento que virá do governo. Hoje fica um pouco complicado por conta dessas investigações de corrupção. Acredito que uma iniciativa privada vai ser muito bem sucedida mas também dependerá de regulamentação de um orgão do governo.
Um abraço.

Synesio

Marçal dos Santos disse...

Sinésio, muito obrigado, pelo incentivo.
O que pode dar muito certo são as PPP (parcerias público-privado). Porém não isenta de possíveis problemas de corrupção, que ao meu ver devem ser combatidos fortemente para um futuro melhor para nossos filhos e netos. Grande abraço.

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).