sexta-feira, 21 de agosto de 2015

E os serviços OVER THE TOP voltam a cena da discussão



Que me desculpe os mais novos, mas me vejo retornar ao início dos anos 90, em uma discussão "lascada" aqui no Brasil sobre o "roubo" de receita das operadoras pela mal fadada Internet ! Ou seja, a telefonia fixa e os enlaces de conexão fim-a-fim "caríssimos" estavam perdendo terreno para as conexões da então anárquica rede, que muitos ainda sem saber direito o que realmente era, denominavam as vezes de "rede Internacional", vale aqui um texto tão digitado pelos WhatsApp, Messenger, e sei lá o que mais, kkk.

Bom falando sério, não tenho idéia do que estão querendo o Sr. Ministro, nem tão pouco as operadoras, que neste momento não sei se realmente estão reinvindicando alguma lei, como a denominada neste artigo do G1. E depois de incentivar tanto seus usuários a usar estas próprias aplicações ? Difícil acreditar.

Ministro das Comunicações defende lei para regular WhatsApp e Netflix

O que posso presumir, pra não dizer profetizar, é que outras aplicações chamadas over the top, irão surgir, mascaradas ou não, haverá uma migração aos poucos para elas e novo ciclo vai se formar. Que me desculpe o Sr. Ministro e talvez as operadoras, mas novamente creio que não é por aí, pra resolver a possível fuga de receitas, seja de voz, dados (agora!), e vídeo.

Ah ! resta falar aos mais novos o que aconteceu com as idéias mirabolantes de regulamentar a Internet no Brasil, Naquela ocasião ... nada. Como em quase todo o mundo.

Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

My Consulting, Fim-a-Fim

UMA consultoria tecnolÓgica que pode prover solução fim-a-fim para suas necessidades

Outro grande problema que as empresas enfrentam em TI e Telecom é a fragmentação das soluções implementadas. Quase sempre, ao longo do tempo da informatização das Instituições e Empresas, sistemas foram sendo implementados de acordo com a necessidade do momento. Uma ajuda de grande valor da My Consulting é a análise da integração do legado existente e a possibilidade de soluções fim-a-fim.

A otimização de produtos já existentes, bem como sua modernização, muitas vezes é interpretada como ALTOS CUSTOS ADICIONAIS. A My Consulting pode desmistificar este conceito, encontrando soluções modernas e comparando a sua performance no mercado (Benchmarking), para que, com o mínimo de investimento e em pouco tempo, se tenha alta eficiência.

Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Business Model Canvas


Tive meu primeiro contato com o então "Modelo de Negócios Canvas" em 2012, numa reunião de amigos interessados em criar um grupo que auto-denominamos Executivos Unicamp, uma pela maioria ser de ex-alunos Unicamp, outra que talvez também estavamos usando dependências da querida Universidade que nos abrigou como alunos um dia. No meu caso também como Professor e Funcionário por 12 anos de trabalho. 

A idéia de formar um grupo de mentores empresariais para ajudar o ecosistema de Startups da região, evoluiu. Uma aceleradora foi criada, a Baita (www.baita.ac) onde uma equipe muito experiente de profissionais executivos forma o core da aceleradora, outra de residentes e um grupo diversificado de mentores e consultores (em qual me incluo), ajudaram a desenvolver progressos notáveis com empresas em fase de pré-estabelecimento, ou mesmo estabelecidas, os resultados podem ser verificados (Grupo de Startups Aceleradas).

Mas a idéia aqui hoje é falar resumidamente deste Modelo Canvas.

O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Um Mapa muito visual ajuda a destacar nove blocos do modelo de negócios que se pretende iniciar ou reformular. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.



Os nove blocos são muito didáticos e ajuda sobremaneira na visão geral do negócio, se inter-relacionando e não deixando nada esquecido.

1. Proposta de Valor
Qual é seu produto ou serviço e que valor ele tem aos seus clientes.

2. Atividades Principais
Ações e tarefas que a empresa deve fazer conforme a proposta de valor para fazer o negócio funcionar.

3. Recursos Principais
Quais os recursos mais importantes para o negócio funcionar.

4. Parcerias Principais
Qual a rede de fornecedores e parceiros.

5. Estrutura de Custos
Quais todos os custos envolvidos para o negócio funcionar.

6. Seguimento de Clientes
Quem são os clientes que você pretende atender? Eles têm um perfil específico? Como eles estão agrupados? Como estão localizados? Há uma necessidade comum?

7. Relacionamento com Clientes
Tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmento de Clientes para conquistá-los e mantê-los.

8. Canais
Como sua empresa se comunica e alcança seus clientes para entregar sua Proposta de Valor.

9. Receita
Dinheiro que a empresa gera. Quanto e como você vai receber dos clientes.

Em um papel cartolina, desenha-se os nove blocos e com muita discussão e considerações vai se colocando "Postites" com os itens relativos a cada bloco.


O SEBRAE tem uma cartilha muito boa com orientação de como fazer o trabalho. (Quadro de modelo de negócios, para criar, recriar e inovar).
Caso queira uma ferramenta na WEB, para automatizar a escrita e o modelo, o web2Canvas (Beta) parece muito interessante.

Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025


terça-feira, 18 de agosto de 2015

My Consulting Services

SOLUÇÕES ADEQUADAS


Nem sempre uma solução é totalmente ou exatamente o que a Instituição ou Empresa necessita. Cabe ao trabalho da My  Consulting identificar quais os pontos de adequação ou customização necessária. As soluções ditas customizáveis integralmente, podem ser o grande problema depois de implementadas.




TELECOM

Vários são os problemas enfrentados por empresas na área de Telecom. Alguns exemplos são: a adequada solução para conexão entre unidades, infraestrutura local para rede, avaliação dos atuais custos com operadoras, melhores planos de acesso a Internet. Com vasto conhecimento da realidade das Operadoras, a My Consulting pode ajudar na melhor escolha, na melhor solução a ser implementada.



Tecnologia da Informação

A Informação é o material mais rico que Empresas e Instituições podem ter. Informatizar ou automatizar sem uma ciência pode se tornar um trauma, ou apenas uma operação em computadores daquilo que, antes, era feito manualmente ou semi-manualmente. A My Consulting pode aproximar empresas de Estruturação de Dados, Banco de Dados e Business Inteligence (BI), para o correto trabalho com sua informação 



Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cidades Digitais, Cidades Inteligentes


Muito tem se falado em Cidades Digitais (Digital Cities), ou em Cidades Inteligentes (Smart Cities) que em resumo são iniciativas de implementação de tecnologias digitais que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem vive em cidades, sejam elas megas ou pequenas cidades. 



O problema é que os termos vão se misturando e no bom sentido se interconectando, criando assim a necessidade de um amplo debate, pois investimentos dos governos são necessários, bem como o apoio da sociedade, cidadãos e empresas na colaboração da implementação com o mais alto bom senso possível. Evitando-se assim criar mais problemas ainda do que os já existentes, principalmente nos grandes centros, que sofrem mais com questões de mobilidade, segurança, educação, saúde, urbanismo, coletas de lixo, energia, água, enfim todos os itens essenciais para a sobrevivência nestes locais. 

Algumas definições interessantes, no Wikipédia esclarecem muito bem o conceito:



Recentemente participei de um excelente evento que reuniu vários grupos para debater e negociar soluções para Cidades Digitais, Cidades Inteligentes. O Connected Smart Cities, realizado pela SATOR, que já trabalha na organização do evento de 2016. 

Vale a pena conferir o Relatório de Atividades, disponibilizado pela SATOR gratuitamente.  

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NFV (Network Functions Virtualization) and SDN (Software-Defined Networking)

Gosto de dizer que tenho metade da minha carreira no mundo IT e metade no mundo Telecom, daqui a pouco acho que terei que dizer que ela foi inteira em um mundo só !

Caros, aparentemente mais duas siglas no mundo de Telecom e IT, que vem para encher os posts de argumentações pelos fabricantes e nos deixar de cabelos em pé para sabermos quais as melhores opções, quais as melhores práticas. O que implementar primeiro, de que maneira e com que velocidade.

Em um paper que li recentemente da Heavy Reading, a abordagem é sobre como SDN desempenha um papel fundamental para NFV ...

Como parte da transformação em Telco para NFV , princípios de IT estão se movendo cada vez mais para este domínio. Hadware proprietários de um único fabricante estão sendo substituídos por servidores de IT padronizados, comuns no mercado, que executam funções de rede virtualizadas (VNFs-Virtualized Network Functions) a partir de múltiplos fornecedores, i.e. aqueles que mais sejam compatíveis e melhores para cada situação. Melhor dizendo, cada operadora vai ter sua necessidade, baseada em seus gargalos, na característica de sua base de infra-estrutura e perfil também de sua massa de clientes. 

SDN oferece uma nova arquitetura onde Control Data Planes são separados, permitindo uma gestão mais dinâmica e flexível dos recursos de rede. No entanto um dos maiores desafios é saber como os controladores de SDN e orquestradores de NFV irão se inter-relacionar, já que ambos desempenham um papel na gestão dos recursos. 


Vários fornecedores estão abordando este desafio de NFV e SDN. 

O ETSI (European Telecommunications Standards Institute) inicialmente preocupou-se com os requisitos básicos para garantir que a virtualização tivesse uma abordagem viável. Agora está mais focado em operacionalizar NFV e como SDN pode satisfazer suas necessidades de rede. 

Várias outras iniciativas e associações de código aberto incluindo a ONF (Open Networking Foundation), OPNFV (Open Platform for NFV), Open Platform DayLight estão trabalhando em tecnologias e estruturas para suportar tanto NFV e SDN. 

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025




quinta-feira, 13 de agosto de 2015

My Consulting Services - Tecnologia a trabalho de sua empresa

Encontrando os melhores recursos de tecnologia para o seu negócio


Hoje o mercado é inundado de variadas soluções de Tecnologia de Informação e de Telecomunicações. Os fornecedores de Hardware, Software e Serviços sempre apresentam um discurso garantindo a solução de todos os seus problemas. Para qualquer Instituição ou Empresa, mesmo tendo equipes experientes destas áreas, fica difícil a escolha da solução, sem isenção de preferência ou até de influência do marketing agressivo dos fornecedores, que venha realmente atender às principais necessidades do momento.

É justamente a partir desta realidade que a My Consulting pode ajudar. Nesses mais de 30 anos, muitas foram as experiências observadas, erros e acertos, mais que suficientes para confirmar a necessidade de  uma consultoria adequada, isenta e com maior experiência. Estes fatores vieram a acumular o espirito crítico e a bagagem técnica que hoje ajuda na orientação, análise, comparação e na recomendação mais adequada para o seu problema.

TI/TELECOM CONSULTING

• INFRAESTRUTURA HW/SW/SERVIÇOS DE TI E REDES/TELECOM
• ESCOLHA DE SOLUÇÕES DE IOT (INTERNET DAS COISAS)

• AMBIENTES COLABORATIVOS E DOCUMENTAÇÃO
• SOLUÇÕES PARA PRESENÇA NA WEB E REDES SOCIAIS
• BASES DE DADOS, A ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO

• PERÍCIA JUDICIAL PARA TI/TELECOM
• RFI/RFQ/RFP

• PERFIS E SELEÇÃO TÉCNICA DE MELHORES RECURSOS HUMANOS

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

IoT (Internet of Things), Internet das "coisas"


Muito tem se falado sobre este tema tão quente para o mercado de Informática, Computação, Telecomunicações e de Automação em geral. Eis um resumo interessante e didático garimpado em alguns lugares na rede.


A Internet das Coisas, Internet of Things (IoT, às vezes chamada também de Internet of Everything) é a rede de objetos físicos ou "coisas" incorporado com produtos eletrônicos, software, sensores, e conectividade para permitir que objetos possam trocar dados de fabricantes, operadoras e/ou outros dispositivos conectados com base na infra-estrutura da Iniciativa de Normas Globais da International Telecommunication Union (ITU). A Internet das Coisas permite que objetos sejam detectados e controlados remotamente através da infra-estrutura das redes existentes, criando oportunidades para uma integração mais direta entre o mundo físico e sistemas baseados em computadores, e resultando em maior eficiência, precisão e benefício econômico. Cada "coisa" é exclusivamente identificável através de seu sistema de computação embarcada, mas é capaz de incorporar dentro da infra-estrutura de Internet existente. Especialistas estimam que a Internet das coisas será composto por quase 50 bilhões de objetos em 2020.


O termo "Internet das Coisas" foi citado pelo empresário britânico Kevin Ashton em 1999. Normalmente, com IoT espera-se oferecer conectividade avançada de dispositivos, sistemas e serviços que vão além de comunicação máquina-a-máquina (M2M) e cobrir uma variedade de protocolos, domínios e aplicações. A interconexão destes dispositivos incorporados (incluindo objetos inteligentes), está prevista para inaugurar uma automação em quase todos os campos, ao mesmo tempo, permitindo aplicações avançadas como um Smart Grid (Medidores inteligentes para energia, água), se expandindo para as áreas diversas de cidades inteligentes (Smart Cities).


 (Imagem Ampliada)As "coisas", na Internet das coisas, podem referir-se a uma ampla variedade de dispositivos, tais como em um coração humano,  monitoramento implantes, transponders biochip sobre animais de fazenda, mariscos elétricos em águas costeiras, automóveis com sensores embutidos, ou dispositivos de operação de campo que ajudam nos incêndios combatentes em busca e salvamento. Estes dispositivos recolhem dados úteis com a ajuda de várias tecnologias existentes e, em seguida, de forma autônoma o fluxo de dados entre outros dispositivos. Exemplos atuais de mercado incluem sistemas de termostato inteligente e lavadoras/secadoras, fornos, máquinas de pão que utilizam Wi-Fi para monitoramento remoto.

Além da infinidade de novas áreas de aplicação para Internet, em IoT também se espera gerar grandes quantidades de dados a partir de diversos locais que são agregados muito rapidamente, aumentando assim a necessidade de melhor índice e tráfego de tais dados, armazenamento e processos.

Um infográfico muito interessante, da Intel mostra um pouco a evolução da Internet das Coisas.
Boa Leitura !

Conectamos até agora as pessoas, com seus Smartphones e diversos outros devices, agora chegou a vez das coisas, e com certeza um vice-versa irá ocorrer !



(clique na imagem ao lado para ampliá-la)





Contato: @  marcal@myconsulting.in  
M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

terça-feira, 11 de agosto de 2015

My Consulting Services



Serviços de Consultoria em TI e Telecom

Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).

O estudo e análise de soluções diversas, bem como a prospecção, seleção e escolha do melhor conjunto de ferramentas e sistemas, fazem do perfil do consultor Marçal dos Santos sua principal característica.
A experiência em liderar equipes variadas, de Implementação e Suporte, e selecionar tecnicamente os melhores fornecedores, colaboram para um conhecimento profundo para as fases de integração e acompanhamento das soluções. 


TI/TELECOM CONSULTING


• INFRAESTRUTURA HW/SW/SERVIÇOS DE TI E REDES/TELECOM
• ESCOLHA DE SOLUÇÕES DE IOT (INTERNET DAS COISAS)

• AMBIENTES COLABORATIVOS E DOCUMENTAÇÃO
• SOLUÇÕES PARA PRESENÇA NA WEB E REDES SOCIAIS
• BASES DE DADOS, A ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO

• PERÍCIA JUDICIAL PARA TI/TELECOM
• RFI/RFQ/RFP


• PERFIS E SELEÇÃO TÉCNICA DE MELHORES RECURSOS HUMANOS

Contato: @  marcal@myconsulting.in  M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).