sexta-feira, 27 de julho de 2007

Second Life, sua vida virtual

Quem ainda não sabe o que é Second Life, acho bom se movimentar e dar uma lida na Web, nos jornais e revistas da área, mais uma vez sugiro o Wikipédia, em português ou inglês (mais completo). Até site em português já temos da invenção da Linden Research, Inc (comumente conhecida como Linden Lab). Um informativo publicado no IG, tem notícias diárias do mundo virtual, o Second Life Informa. Foi lançado em 2003, mas somente em 2006 começou a ter a atenção internacional, pois o número de residentes com seus 'Avatares' começou a subir considerávelmente, hoje bate a casa de 8, 4 milhões, com uma movimentação diária de US$ 1,5 milhões. Conhecido na maioria das vezes como um ambiente de entretenimento, onde você pode no universo virtual, fazer compras, passear, praticar esportes, visitar lugares, conversar, namorar, e todas as coisas que fazemos no mundo real, começa a despertar interesse comercial das empresas que iniciaram testes neste mundo virtual com a realização de 'negócios' reais. Companhias aéreas (TAM por exemplo) criaram salas vips para os visitantes, com informações sobre a empresa, a Petrobrás criou uma sala com palestras virtuais.

No mundo da música a baiana Claudia Leitte, do Babado Novo, esteve no Second Life no último dia 20/07 para conversar com a galera. A cantora aproveitou o espaço para anunciar o lançamento de seu clipe novo, "Doce Paixão", que também está disponível no Second Life. O seu Avatar acima está bem parecido com ela ai na foto (capa do CD), não ?

Bem, nas últimas semanas rolou várias reportagens sobre expectativas frustadas de várias empresas americanas com o Second Life, ou seja o grande volume crescente em 2006, neste primeiro semestre de 2007 estagnou-se o número de usuários on-line a realização de negócios no mundo virtual não aconteceu de acordo com que eles esperavam. Se por um lado temos 8,4 milhões de residentes, a média on-line é de apenas 40 mil, e os US$ 1,5 milhões diários, abaixo da expectativa (não revelada).

A IBM anunciou em maio deste ano a criação de um Centro de Vendas no Second Life, e parece já ter problemas com o comportamento de Avatares de seus funcionários, sugerindo que vai publicar regras de comportamento. Bem, com a movimentação toda em busca de novas oportunidades de carreira e crescimento profissional, que tal criar um Avatar, e se candidatar no mundo virtual e dar um impulso nas vendas ?

Nenhum comentário:

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).