quinta-feira, 26 de julho de 2007

O futuro do HTTP o principal protocolo do WWW


O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) pricipal protocolo do WWW (World Wide Web) está sob discussão nesta semana em Chicago, em uma das reuniões anuais do IETF (Internet Engineering Task Force) o grupo que toca e define os padrões da Internet Global. O protocolo idealizado por Tim Berners-Lee, está em uso desde 1990, e foi padronizado em 1999 através da RFC 2616 pelo IETF e World Wide Web Consortium (W3C).


O principal objetivo é fortalecer o protocolo, "reformá-lo" e corrigir os problemas de segurança já conhecidos e que nos trazem tantos problemas, como entrada de vírus, problemas de formatação com navegadores e outros programas. Tim Berners-Lee, junto com engenheiros do W3C, Microsoft, Adobe e HP publicaram em Junho um rascunho das principais recomendações iniciais , veja.

Alguns outros especialistas discutem que padrões de segurança já existentes em paralelo ao HTTP sejam mandatórios, para que o WWW seja mais seguro, polêmico, pois alguns itens de anonimato deixam de existir. O HTTP não tem nativo implementações de segurança, mas recomendações adicionais, básicas de autenticações foram escritas através da RFC 2617 . A autenticação através de Usernames e Passwords passam às claras através da rede, e portanto precisam ser usados esquemas externos de segurança, denominados Secure Sockets Layer (SSL), nem sempre implementados pelos provedores de conteúdo.

Seja qual for o resultado prático da discussão desta semana, vamos esperar progressos para que possamos navegar em águas mais tranquilas do WWW.

Nenhum comentário:

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).