terça-feira, 31 de julho de 2007

Muito mais conteúdo na rede


O famoso evento de corrida de barcos, 32nd America's Cup, realizado no mês passado em Valência, Espanha, teve como um de seus patrocinadores a Alcatel-Lucent entitulada como Official New Media Provider, que criou junto com seus parceiros várias opções para o admirador e espectador do evento poder acompanhar, jogar (com o Game oficial do evento, o Virtual Skipper) e poder viver, mesmo que virtualmente os seus momentos de velejador, isto através do Second Life. Para quem quer ver a marina e os barcos aportados, esperando os barqueiros, entre na página de teleport, se tiver o aplicativo do Second Life.

Mais do que entretenimento, a Alcatel-Lucent através deste evento mostrou com o site AmericasCupAnywhere, que novos conteúdos na rede vão ser cada vez mais frequentes. Seja para acompanhar qualquer evento, seja para trabalhar, fazer negócios, estudar ou se relacionar. No site você pode ver as opções, como acompanhar a corrida no celular, jogar a corrida com o Virtual Skipper, acompanhar a corrida na Internet ao vivo com vídeos reais ou através de virtualização, ter um jogo para o celular (uma versão reduzida do Skipper), e ainda fazer download de vídeos em MP4 para IPods e outros players.


Nunca participei de uma corrida de barcos, velejar tranquilamente foi o máximo. Nem tão pouco me arrisquei correr no Second Life, ficando apenas na visita a marina de Valência, com meu avatar vestindo a camisa da seleção canarinho, já que nenhum barco brasileiro participou do evento, confira na foto.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Second Life, sua vida virtual

Quem ainda não sabe o que é Second Life, acho bom se movimentar e dar uma lida na Web, nos jornais e revistas da área, mais uma vez sugiro o Wikipédia, em português ou inglês (mais completo). Até site em português já temos da invenção da Linden Research, Inc (comumente conhecida como Linden Lab). Um informativo publicado no IG, tem notícias diárias do mundo virtual, o Second Life Informa. Foi lançado em 2003, mas somente em 2006 começou a ter a atenção internacional, pois o número de residentes com seus 'Avatares' começou a subir considerávelmente, hoje bate a casa de 8, 4 milhões, com uma movimentação diária de US$ 1,5 milhões. Conhecido na maioria das vezes como um ambiente de entretenimento, onde você pode no universo virtual, fazer compras, passear, praticar esportes, visitar lugares, conversar, namorar, e todas as coisas que fazemos no mundo real, começa a despertar interesse comercial das empresas que iniciaram testes neste mundo virtual com a realização de 'negócios' reais. Companhias aéreas (TAM por exemplo) criaram salas vips para os visitantes, com informações sobre a empresa, a Petrobrás criou uma sala com palestras virtuais.

No mundo da música a baiana Claudia Leitte, do Babado Novo, esteve no Second Life no último dia 20/07 para conversar com a galera. A cantora aproveitou o espaço para anunciar o lançamento de seu clipe novo, "Doce Paixão", que também está disponível no Second Life. O seu Avatar acima está bem parecido com ela ai na foto (capa do CD), não ?

Bem, nas últimas semanas rolou várias reportagens sobre expectativas frustadas de várias empresas americanas com o Second Life, ou seja o grande volume crescente em 2006, neste primeiro semestre de 2007 estagnou-se o número de usuários on-line a realização de negócios no mundo virtual não aconteceu de acordo com que eles esperavam. Se por um lado temos 8,4 milhões de residentes, a média on-line é de apenas 40 mil, e os US$ 1,5 milhões diários, abaixo da expectativa (não revelada).

A IBM anunciou em maio deste ano a criação de um Centro de Vendas no Second Life, e parece já ter problemas com o comportamento de Avatares de seus funcionários, sugerindo que vai publicar regras de comportamento. Bem, com a movimentação toda em busca de novas oportunidades de carreira e crescimento profissional, que tal criar um Avatar, e se candidatar no mundo virtual e dar um impulso nas vendas ?

quinta-feira, 26 de julho de 2007

O futuro do HTTP o principal protocolo do WWW


O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) pricipal protocolo do WWW (World Wide Web) está sob discussão nesta semana em Chicago, em uma das reuniões anuais do IETF (Internet Engineering Task Force) o grupo que toca e define os padrões da Internet Global. O protocolo idealizado por Tim Berners-Lee, está em uso desde 1990, e foi padronizado em 1999 através da RFC 2616 pelo IETF e World Wide Web Consortium (W3C).


O principal objetivo é fortalecer o protocolo, "reformá-lo" e corrigir os problemas de segurança já conhecidos e que nos trazem tantos problemas, como entrada de vírus, problemas de formatação com navegadores e outros programas. Tim Berners-Lee, junto com engenheiros do W3C, Microsoft, Adobe e HP publicaram em Junho um rascunho das principais recomendações iniciais , veja.

Alguns outros especialistas discutem que padrões de segurança já existentes em paralelo ao HTTP sejam mandatórios, para que o WWW seja mais seguro, polêmico, pois alguns itens de anonimato deixam de existir. O HTTP não tem nativo implementações de segurança, mas recomendações adicionais, básicas de autenticações foram escritas através da RFC 2617 . A autenticação através de Usernames e Passwords passam às claras através da rede, e portanto precisam ser usados esquemas externos de segurança, denominados Secure Sockets Layer (SSL), nem sempre implementados pelos provedores de conteúdo.

Seja qual for o resultado prático da discussão desta semana, vamos esperar progressos para que possamos navegar em águas mais tranquilas do WWW.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

A idéia de um Blog


Acompanho a muito tempo este negócio de Internet aqui no Brasil. Desde o tempo em que ainda ela não era dita "comercial" mas sim restrita aos meios acadêmicos. O priviléio de poucos como eu, que trabalhava na Universidade de Campinas (UNICAMP), foi justamente de ver nascer algo que realmente mudaria a maneira tradicional de nos comunicarmos por meios eletrônicos. Pensar que as primeiras conexões de Internet na então Rede Acadêmica de São Paulo, bancada pela Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo) foram exatamente links de 4800 bps entre O FermiLab nos EUA e a Fapesp-USP-UNICAMP, é de arrepiar, (tenho certeza que o meu amigo Demi Getschko, do Comitê Gestor da Internet, lembra-se e concorda), quando então trocamos a conexão inteira da Universidade de 128Kbps para 1 Mbps comemoramos, ou ainda mais quando você foi um dos primeiros a trocar mensagens, e um pouco mais tarde a navegar no jurássico NCSA MOSAIC, o primeiro browser idealizado por Marc Andreessen e Eric Bina, veja o Screen Shot ai em cima. Saber o quanto e em quanto tempo ela (A internet) faria isso (a tal revolução), com absoluta certeza ninguém tinha. Porém as projeções megalomaniacas, exponenciais, eram constantes. -Confesso-. Até eu mesmo adicionei várias vezes em palestras, aulas, entrevistas (que não foram poucas) pitadas de que estavamos assistindo a uma revolução jamais vista nas telecomunicações (ou seria comunicações ?). Confesso isso integralmente colocando aqui alguns artigos, escritos por mim na Revista do Centro de Computação da Unicamp (Uma publicação inovadora para a época, e que guarda lá ainda hoje a "prova do crime") Viche ! Julho/1998, vai fazer 10 anos ! Mais velharias podem ser achadas, em jornais antes mesmo desta data, bem como videos de entrevistas. Se você é saudosista como eu vai poder ver alguns aqui.

A molecada não se preocupe, pois coisas novas, e muito novas também serão alvo de postagens. Afinal se a mais de 10 anos falavamos do seu crescimento, da infra-estrutura necessária (eu e o Demi, neste artigo dele) ou arriscava em dizer quais seriam as futuras aplicações, por que não mostrar e novamente fazer projeções deste mundo virtual, veja ai na lista de links SecondLife, Joost e outros.

Pois bem, dito isto e velharias a parte, ou melhor nos links pra você ler se quiser, veio então a idéia deste Blog. Vou colocar coisas diversas aqui, mas sem dúvidas muito daquilo que pude conviver nestes anos de trabalho com esta maravilhosa, perigosa as vezes, mas que você nem eu sabe mais o que é viver sem ... A Intenet.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Todo Mundo está Mudando

Este clip do conjunto inglês KEANE, que esteve recentemente no Brasil, ao meu ver se encaixa muito no atual momento em que vivemos no mundo das Telecomunicações e Informática de um modo geral. Ou pelo menos diz alguma coisa às pessoas que estão envolvidas nesta transformação. Aquisições, Fusões, Merge, Incorporações, ou qualquer outro nome que queira dar, tudo resume-se a uma mudança muito rápida da maneira de fazer negócios. Das reestruturações (leia-se reduções de custos), sinergias (leia-se demissões), talent refresh (leia-se substituições de mão de obra mais adequada ou mais barata) e outras ações que estamos assistindo certamente deve ficar uma grande lição a todos nós.


Claro que isso não é privilégio só das Telecomunicações e da Informática, mas todas as áreas já viveram, vivem ou ainda vão viver situações como esta. O que podemos prever para muito breve, é que as relações de emprego (uma troca de seu trabalho por uma quantia de dinheiro) não serão as mesmas.
Leia e ouça, se não concordar comigo, pelo menos vejo grandes chances de gostar da música, é uma das melhores desta banda.


"Keane Everybody's Changing (tradução) lyrics"

Você diz que você perambula em sua própria terra
Mas quando eu penso nisso
Eu Não vejo como você consegue


Você está sofrendo, você esta estourando
E eu posso ver a dor em seus olhos
Diz que todo mundo está mudando e eu não sei por quê


Tão pouco tempo
Tente entender que eu estou
Tentando fazer um movimento só para continuar no jogo
Eu tento ficar acordado e lembrar meu nome
Mas todo mundo está mudando e eu não sinto o mesmo


Você se foi daqui, logo você irá desaparecer
Sumindo em uma luz bonita
Porque todo mundo está mudando e eu não me sinto bem


Tão pouco tempo
Tente entender que eu estou
Tentando fazer um movimento só para continuar no jogo
Eu tento ficar acordado e lembrar o meu nome
Mas todo mundo está mudando e eu não sinto o mesmo


Tão pouco tempo
Tente entender que eu estou
Tentando fazer um movimento só para continuar no jogo
Eu tento ficar acordado e lembrar meu nome


Mas todo mundo está mudando e eu não sinto o mesmo
Oh, todo mundo está mudando e eu não sinto o mesmo

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).