quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Youtube e o CameraWeb Unicamp

Por volta de 1997 (Já nem me lembro mais, como na música de Renato Russo) iniciamos um trabalho que denominamos CanalWeb Unicamp, eu e o amigo (as vezes ele era um funcionário da minha equipe) Roberto Piloto, quando eu era então Coordenador da área de Suporte a Sistemas do Centro de Computação da Unicamp. A idéia era armazenar vídeos produzidos na Unicamp (Palestras, eventos, talvez aulas !). A tecnologia que utilizavamos era comprimir os arquivos pelas tools do RealVideo somente (RealPlayer, RealEncoder que agora é RealTimes)mas tools que se mostravam bem atraentes em performance e qualidade, e armazená-los em um espaço dos servidores do Centro de Computação e disponibilizar para acesso e visualização em uma página WEB.




O tempo passou, e não criamos uma empresa, ou evoluímos o modelo, o pessoal da Unicamp sim, pois o portal esta no ar até hoje e muito bem elaborado e cuidado, O Portal agora denominado "CameraWeb, Servidor de Conteúdo Multimídia - CCUEC - Unicamp". Leia também o histórico, documentado na página Sobre o site ! 

Para ser mais saudosista ainda, achei uma das várias reportagens que o Unicamp Notícias fez sobre o nosso projeto da época (1998, é só clicar para dar um zoom ai na imagem !) 

Talvez paralelamente, ou posteriormente sem um saber do outro, várias iniciativas como esta nossa eram realizadas ao redor mundo, mas sem dúvidas a que veio pra ficar e ser dona do espaço quase que integralmente foi o YouTube
O YouTube foi lançado em maio de 2005 para que bilhões de pessoas possam descobrir, assistir e compartilhar os vídeos mais originais já criados. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem umas às outras por todo o mundo, bem como atua como plataforma de distribuição para criadores de conteúdo original e anunciantes grandes e pequenos.

Do seu próprio site algumas estatísticas impressionantes:

Produto

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários
  • Todos os dias as pessoas assistem a centenas de milhões de horas de vídeo no YouTube e geram bilhões de visualizações
  • Ano após ano, o número de horas por mês que as pessoas assistem no YouTube cresce até 50%
  • 300 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto.
  • Até 60% das visualizações de um criador de conteúdo vêm de fora de seu país de origem
  • O YouTube está localizado em 75 países e disponível em 61 idiomas
  • Metade das visualizações do YouTube é em dispositivos móveis
  • A receita para dispositivos móveis no YouTube é de mais de 100% ano após ano

Publicidade

  • Mais de um milhão de anunciantes estão usando as plataformas de anúncios do Google. A maioria são pequenas empresas
  • 85% de nossos anúncios TrueView In-stream podem ser ignorados
  • O Google Preferred é um grande sucesso. Reservamos esforços antecipados de algumas das principais agências, como OMG, Digitas, IPG, Carat e SMG. Além disso, vendemos a maior parte de nossos produtos oferecidos
  • Para os adolescentes americanos, os principais criadores de conteúdo do YouTube são mais populares do que as celebridades em destaque (revista Variety)

Investimentos em nossos criadores de conteúdos

  • Entre 2013 e 2014 (10/10/14), a receita do parceiro foi de mais de 50%
  • Investimos em nossos criadores de conteúdo:
    • Os YouTube Estúdios inaugurados em Los Angeles, Tóquio, Londres, Nova York e São Paulo trazem mais de 60 mil pessoas criadoras de mais de 6.500 vídeos que geraram mais de 50 milhões de horas de exibição, ou mais de 5.700 anos
    • As campanhas de promoção multimídia lançadas destacam os principais criadores de conteúdo no YouTube em sete países no mundo, o que aumenta em quatro vezes o reconhecimento dos que estão em destaque
    • Dos mais de 100 canais que financiamos em 2011, 86 estão entre o 1% de todos os principais canais do YouTube, 25 tem mais de um milhão de inscritos e recebem juntamente mais de 750 milhões de visualizações por mês
  • Mais de um milhão de canais em dezenas de países estão gerando receita a partir do Programa de parceria do YouTube e milhares de canais têm receita anual de até seis dígitos.
  • Investimos dezenas de milhões de dólares em Content ID, nosso sistema de gerenciamento de direitos autorais. O resultado é que, desde 2007, pagamos mais de um bilhão para parceiros que optaram por gerar receita com as reivindicações deles por meio do uso do Content ID.
Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

Nenhum comentário:

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).