terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Trabalhei com Cartão Perfurado

Viche ! com isso acabamos de denunciar a idade. Mas como não podia deixar de ser não estou sózinho, e todos aqueles que tem 40 e "alguns meses" puderam manusear a maravilha de um cartão perfurado (punch card). Isso é incrível, mas há pessoas que podem não ter nem a noção para que ele servia, e a coisa é simples, era a entrada de dados (input) para os antigos computadores. Seja linha de um programa, linha de comando, ou dados. O saudosismo pode ser grande pra quem se lembrar das perfuradoras (IBM 029, a mais famosa para cartões de 80 colunas) com aquele barulhinho característico perfurando os cartões de papelão de fibra bem resistente, mas quando um deck (pilha) de cartões de um longo programa caia no chão, o sentimento era quase o mesmo que hoje perder o acesso a um HD, ou ter problemas de leitura em um CD ou DVD. Talvez a vantagem dos cartões é que em algumas horas, como num quebra cabeças, você poderia colocá-los em ordem e já as nossas mídias atuais podemos perdê-las mesmo, e ai a falta de um backup nos faz pensar em nos jogarmos pela janela. Mas olha, saudosismo a parte, isso não é vantagem nenhuma, e se for mesmo era a única. O uso de cartões perfurados para instruir, ou passar informações a máquinas remontam 1725, usados por Basile Bouchon e Jean-Baptiste Falcon, mas muito tempo depois a técnica foi apurada por Joseph Marie Jacquard em máquinas de teares. Velharia heim ?

Mas os cartões que trabalhei tem sua origem com Herman Hollerith , quando ele inventou cartões quase no formato dos últimos existentes, para o grande censo dos Estados Unidos de 1890, fundando depois a Tabulating Machine Company (1896), uma das companhias que se juntariam a então resultante da fusão Computing Tabulating Recording Corporation (CTR), que depois foi renomeada para IBM (International Business Machines Corporation) de até hoje, a Big Blue. O incrível é que até bem pouco tempo, os Norte Americanos usavam ainda cartões perfurados nas eleições, lembram-se da confusão da primeira eleição de George Bush ? pois é parece que agora estão usando as "Urnas Eletrônicas Brasileiras" de grande sucesso para a tecnologia de eleições.

Bem, muita história pode ser conferida ai nos links que coloquei das pessoas e empresas, para quem deseja saber mais. Pra que ? Curiosidade apenas, mas quem sabe um dia vá servir planejar, idealizar algo diferente. Por enquanto guardei este cartão ai (que não está perfurado, ou está virgem) com o logo do Centro de Computação da minha querida UNICAMP, de gradução, mestrado e onde trabalhei por 12 anos !

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Windows Vista


Anunciado como sendo uma grande inovação para os micro-computadores, o Windows Vista, parece que não implacou. Nas últimas semanas tem saido muitas notícias dizendo que vários fonecedores de micro-computadores ainda preferem entregar seus equipamentos com o Windows XP.

Creio que arriscaria um palpite do porque disto. O windows XP, sem dúvidas foi um marco, principalmente se falando de Microsoft, em termos de robustez. Em outras palavras, finalmente tivemos para os usuários pessoais um sistema operacional que difícilmente "congela", "capota", fazendo que os famosos botões de reset, até pudessem deixar de existir. Ou ainda então você ouvir a incansável recomendação do suporte ao usuário, dê um CRTL-ALT-DEL. Bem, não quero com isso dizer que o Windows Vista seja menos robusto que o XP. Agora vem a segunda parte de minha conclusão: O que mais o usuário hoje em dia, doméstico principalmente faz é navegar pela rede, as aplicações estão na rede (Acho que o John Gage da SUN tinha razão, quando a mais de uma década previu, "O computador é a rede"), o browser é a principal e quase única necessária aplicação rodando no PC, e dai "pra que" inovações de um sistema operacional, sem muitas diferenças e apenas mais bonitinho ? O tráfego na rede tem crescido. Aliás, as recentes pesquisas aqui no Brasil dizem que mais de 65% de todo tráfego Internet no Brasil são de aplicações P2P, ou Peer-to-Peer, ou ainda em português ponto a ponto, para download de músicas, filmes, fotos, jogos, para diversos tipos de dispositivos, não somente o PC. Mas isto é assunto apra outro dia.

Acho que a Microsoft, vai ter que criar um pouco mais de atrativos no Windows Vista, para que ele venda mais, ou então uma maneira de deixar o Internet Explorer do Vista com algo realmente inovador para o pessoal da Rede, quem sabe o controle de acesso para nossos filhos (Parental Control), anunciado ai na página do Windows Vista no site da Microsoft, porque a rede está repleta de assuntos que exigem este tipo de controle, isto o XP não tem.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Muito mais conteúdo na rede


O famoso evento de corrida de barcos, 32nd America's Cup, realizado no mês passado em Valência, Espanha, teve como um de seus patrocinadores a Alcatel-Lucent entitulada como Official New Media Provider, que criou junto com seus parceiros várias opções para o admirador e espectador do evento poder acompanhar, jogar (com o Game oficial do evento, o Virtual Skipper) e poder viver, mesmo que virtualmente os seus momentos de velejador, isto através do Second Life. Para quem quer ver a marina e os barcos aportados, esperando os barqueiros, entre na página de teleport, se tiver o aplicativo do Second Life.

Mais do que entretenimento, a Alcatel-Lucent através deste evento mostrou com o site AmericasCupAnywhere, que novos conteúdos na rede vão ser cada vez mais frequentes. Seja para acompanhar qualquer evento, seja para trabalhar, fazer negócios, estudar ou se relacionar. No site você pode ver as opções, como acompanhar a corrida no celular, jogar a corrida com o Virtual Skipper, acompanhar a corrida na Internet ao vivo com vídeos reais ou através de virtualização, ter um jogo para o celular (uma versão reduzida do Skipper), e ainda fazer download de vídeos em MP4 para IPods e outros players.


Nunca participei de uma corrida de barcos, velejar tranquilamente foi o máximo. Nem tão pouco me arrisquei correr no Second Life, ficando apenas na visita a marina de Valência, com meu avatar vestindo a camisa da seleção canarinho, já que nenhum barco brasileiro participou do evento, confira na foto.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Second Life, sua vida virtual

Quem ainda não sabe o que é Second Life, acho bom se movimentar e dar uma lida na Web, nos jornais e revistas da área, mais uma vez sugiro o Wikipédia, em português ou inglês (mais completo). Até site em português já temos da invenção da Linden Research, Inc (comumente conhecida como Linden Lab). Um informativo publicado no IG, tem notícias diárias do mundo virtual, o Second Life Informa. Foi lançado em 2003, mas somente em 2006 começou a ter a atenção internacional, pois o número de residentes com seus 'Avatares' começou a subir considerávelmente, hoje bate a casa de 8, 4 milhões, com uma movimentação diária de US$ 1,5 milhões. Conhecido na maioria das vezes como um ambiente de entretenimento, onde você pode no universo virtual, fazer compras, passear, praticar esportes, visitar lugares, conversar, namorar, e todas as coisas que fazemos no mundo real, começa a despertar interesse comercial das empresas que iniciaram testes neste mundo virtual com a realização de 'negócios' reais. Companhias aéreas (TAM por exemplo) criaram salas vips para os visitantes, com informações sobre a empresa, a Petrobrás criou uma sala com palestras virtuais.

No mundo da música a baiana Claudia Leitte, do Babado Novo, esteve no Second Life no último dia 20/07 para conversar com a galera. A cantora aproveitou o espaço para anunciar o lançamento de seu clipe novo, "Doce Paixão", que também está disponível no Second Life. O seu Avatar acima está bem parecido com ela ai na foto (capa do CD), não ?

Bem, nas últimas semanas rolou várias reportagens sobre expectativas frustadas de várias empresas americanas com o Second Life, ou seja o grande volume crescente em 2006, neste primeiro semestre de 2007 estagnou-se o número de usuários on-line a realização de negócios no mundo virtual não aconteceu de acordo com que eles esperavam. Se por um lado temos 8,4 milhões de residentes, a média on-line é de apenas 40 mil, e os US$ 1,5 milhões diários, abaixo da expectativa (não revelada).

A IBM anunciou em maio deste ano a criação de um Centro de Vendas no Second Life, e parece já ter problemas com o comportamento de Avatares de seus funcionários, sugerindo que vai publicar regras de comportamento. Bem, com a movimentação toda em busca de novas oportunidades de carreira e crescimento profissional, que tal criar um Avatar, e se candidatar no mundo virtual e dar um impulso nas vendas ?

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).