My Consulting Blog (Prof. Marçal Santos)

Generalidades sobre Informática e Telecomunicações, e ... algumas outras coisas mais importantes!

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

IBE - FGV-IDE Design Thinking


  
Posted by Marçal dos Santos at 13:36 Nenhum comentário:

terça-feira, 31 de outubro de 2017

INOVA Newsletter


Logo


Newsletter
31 de outubro de 2017
imagem
Empresas-filhas da Unicamp geram mais de 28 mil empregos

As multinacionais brasileiras Movile e CI&T têm algumas características em comum: perfil inovador, excelentes lugares para se trabalhar, presença em outros países, três dígitos de faturamento. Além disso, ambas são empresas-filhas da Unicamp. Mas esses são apenas dois exemplos das centenas de histórias de sucesso originárias da Universidade, que a cada ano se reforça como um celeiro de empreendedorismo e inovação. Chega esse ano a 584 o número de empresas-filhas da Unicamp cadastradas, estando 485 ativas no mercado, que, juntas, faturam mais de R$ 3 bilhões – o valor é uma vez e meia o orçamento anual da Unicamp – e geram 28.889 empregos.
 
Software Experience proporciona imersão em tecnologia da informação no InovaCampinas

Com atividades como palestras, mesa-redonda, pitches de modelos de negócio, exposição de programas de computador, oficinas e workshops tecnológicos, a terceira edição da Software Experience levou ao público uma imersão em tecnologia da informação, durante o InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação tecnológica do interior de São Paulo. No período da tarde, os presentes participaram de uma mesa-redonda sobre a IoT (ou Internet of Things, em inglês), tema que já vem revolucionando o mercado há algum tempo e promete conquistar ainda mais campo nos próximos anos.
 
Eduardo Neger, da Neger, é eleito empreendedor do ano

Eduardo Neger, diretor de engenharia e cofundador da empresa Neger, foi eleito na quarta-feira (25), “Empreendedor do Ano” entre as empresas-filhas da Unicamp, em anúncio feito no Encontro Unicamp Ventures 2017, realizado durante o InovaCampinas, maior evento de empreendedorismo e inovação do interior.
 
Finalistas do Prêmio Inova de Iniciação à Inovação têm projetos avaliados no Congresso de IC

26 projetos das áreas de Biológicas, Tecnológicas e Exatas passaram pela avaliação realizada por empreendedores e experts com ampla atuação em inovação tecnológica, durante o 25º Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, entre os dias 18 e 20 de outubro. Os trabalhos concorrem ao Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação, iniciativa que valoriza pesquisas com alto potencial de geração de produtos e serviços para a sociedade. Os 3 projetos vencedores – um em cada categoria – serão conhecidos em dezembro. Neste ano, concorreram ao prêmio 77 projetos, no total.
 
Evento Inova

09/11 - Final do Programa Inova Jovem 2017

Inscreva-se! 
Posted by Marçal dos Santos at 10:47 Nenhum comentário:

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Newsletter da INOVA Unicamp

Versão Web    RecomendarSocial  Facebook  Twitter
 
 
Logo


Newsletter
05 de setembro de 2017
imagem
Empresas-filhas: Unicamp abre chamada de cases que premiará empreendedor do ano

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu chamada de cases que escolherá o empreendedor do ano entre as empresas-filhas da universidade. As inscrições seguem até o dia 24 de setembro. O resultado será divulgado no dia 9 de outubro e os pitches serão apresentados no Encontro Unicamp Ventures, que ocorre durante o InovaCampinas, no dia 25 de outubro.
 
PIPE faz pesquisa gerar bens e serviços para a sociedade, avalia Sérgio Salles-Filho

Inovação como a geração de novos produtos, processos e serviços, em benefício da sociedade. Este é um dos principais resultados gerados pelo Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – que completou 20 anos de existência -, conforme pontua o Professor Sérgio Salles-Filho, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp, responsável pelo estudo que analisou os impactos do PIPE. Ao longo desses anos, o Programa apoiou 1.788 projetos, com um investimento de mais de R$ 360 milhões.
 
Programa Inova Jovem recebe 73 canvas para a primeira etapa de avaliação

Agora a competição começou. Terminou às 23h59 do último domingo o prazo para entrega da primeira versão do canvas das equipes participantes do Programa Inova Jovem 2017. Ao todo, foram 73 trabalhos entregues pelos competidores, que passarão por análise da banca avaliadora – que é composta por membros da Agência de Inovação Inova Unicamp, profissionais de mercado e patrocinadores do evento. O resultado dos vinte melhores projetos, que ganharão um mentor empresarial para acompanhá-los e seguirão na competição, sai no dia 12 de setembro no site do programa.
 
Eventos Inova 

14/09 - Apresentação do Prêmio Tecnologias de Impacto

26/09 - Visita Institucional

25/10 - InovaCampinas
Novo decreto regulamenta parcerias público-privadas em pesquisa em São Paulo

O governador Geraldo Alckmin assinou na segunda-feira (04/09), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, decreto que regulamenta a Lei federal no 10.973 – a Lei de Inovação Tecnológica – e a Lei Complementar no 1.049 (Lei Paulista de Inovação), além de outras medidas da política estadual de ciência, tecnologia e inovação. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nos próximos dias.

 
Disciplina de empreendedorismo recebe CEO da Prestus

Hoje, 5 de setembro, a disciplina “Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: temas contemporâneos” contará com a presença do empreendedor Alexandre Borin, CEO da Prestus, empresa-filha da Unicamp. Na ocasião, ele contará sobre a experiência com a startup que oferece o serviço de Secretárias Compartilhadas. A palestra é aberta também para interessados em empreendedorismo e inovação tecnológica. 


 
 
Esta mensagem foi enviada para marcal@myconsulting.in por inova@inovaunicamp.org
Rua Roxo Moreira, 1831 13083-592 Campinas SP Brasil

Recomendar    Editar subscrição    Remover
Social  Facebook  Twitter  print
Click here to Reply or Forward
4.58 GB (15%) of 30 GB used
Manage
Program Policies
Powered by 
Google
Last account activity: 24 minutes ago
Details
Posted by Marçal dos Santos at 10:54 Nenhum comentário:

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Desafio Unicamp 2017 - Inovação Tecnológica


 
 
imagem
 
 
Acompanhe nossas redes sociais:
  
Rua Roxo Moreira, 1831 13083-592 Campinas SP Brasil

 
Posted by Marçal dos Santos at 08:58 Nenhum comentário:

quarta-feira, 17 de maio de 2017

The Internet of Ransomware of Things !


Posted by Marçal dos Santos at 12:40 Nenhum comentário:

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Oportunidades de Negócios com a Internet das Coisas

Hoje, transcrevo integralmente aqui um artigo muito bom de meu amigo, 

Gustavo André Mateus Vaz de Lima


Boa Leitura ! 

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia pelas pessoas como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte e muito mais à Internet, ou seja, primeiro os locais físicos (casas, empresas, estabelecimentos comerciais, etc) se conectaram a internet, depois as pessoas se conectaram à internet (através dos smartphones) e agora "as coisas" vão se conectar na internet.

INTERNET DAS COISAS NÃO É UMA TECNOLOGIA, É UM CONCEITO MUITO MAIS AMPLO QUE VOCÊ E SUA EMPRESA DEVERIAM EXPLORAR.

“Um mundo onde os objetos físicos são perfeitamente integrados na rede de informações onde tais objetos físicos podem se tornar participantes ativos nos processos de negócios. Serviços estão disponíveis para interagir com esses objetos inteligentes na Internet, consultando e alterando seus estados e qualquer informação associada a eles, levando em conta questões de segurança e privacidade.” (Stephen Haller, SAP Research)

O QUE VOCÊ VAI CONHECER NESTE ARTIGO?

1 - O que é Internet das Coisas?
2 - Números que Impressionam sobre a Internet das Coisas
3 - Alguns Exemplos de Aplicações para a Internet das Coisas
4 - Impacto e Valor aos Negócios com a utilização da Internet das Coisas
  • Impacto e Valor Agregado
  • Transformação Digital
  • Economia Definida por Software
  • Redefinição da Internet das Coisas
5 - Iniciando um projeto básico com a Internet das Coisas
  • O primeiro projeto
  • O primeiro plano de negócios

Para começar.
Estima-se que atualmente existam no mundo aproximadamente 20 bilhões de coisas com acesso à internet enquanto existem apenas 5 bilhões de assinantes móveis no mundo (de acordo com o GSMA Intelligence). Em 2021, o número de coisas conectadas pode ultrapassar os 28 bilhões de dispositivos. Além do mais as oportunidades de negócios para o mercado de internet das coisas pode chegar até USD 11 Trilhões na economia mundial até 2015 (http://computerworld.com.br/iot-vai-injetar-us-11-trilhoes-na-economia-mundial-em-ate-2025-diz-professor-da-fgv).
Acredito que qualquer tipo de indústria, qualquer vertical de negócio, qualquer pequena empresa e qualquer profissional pode se beneficiar da internet das coisas. Posso citar apenas uma lista de Indústrias Beneficiadas: Tecnologia, Varejo, Governo & Serviços Sociais, Manufatura, Energia & Saneamento, Telecomunicações, Educação, Transporte & Logística, Mídia & Entretenimento & Lazer, Saúde & Farmacêutica, Químico & Petróleo & Gás, Financeiro & Seguros, Automobilismo, Aviação & Navegação, entre outras.
Dentre as aplicações para a Internet das Coisas podemos citar: Segurança & Supervisão &Monitoramento, Gestão de Cadeias de Fornecimento (Supply Chain), Inventário & Armazém, Rastreamento de Mercadorias, Gestão de Instalações Físicas, Gestão de Ativos Industriais, Casas Inteligentes & Automação Predial, Gestão de Energia (Produção, Distribuição e Consumo), Gestão de Frotas, Manutenção Preditiva, Carros Autônomos e Industria 4.0, somente para citar alguns.

03 IMPACTOS PRINCIPAIS AOS NEGÓCIOS

A conectividade e interação entre máquinas, sensores e atuadores a sistemas de computação permite um alto grau de automação de processos. Há mais benefícios do que simplesmente conectar uma máquina e automatizar seu desempenho. Integrar os dados de uma máquina com dados de outras fontes, como os sistemas ERP e CRM, bancos de dados públicos abertos e feeds de mídia social, aumenta muito o valor derivado da conexão da máquina. "Servitização": Juntas, a automação e a integração ajudam as organizações a passarem de modelos de negócios centrados nos produtos a modelos de negócios orientados a serviços. O “Mundo as a Service”

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E A ECONOMIA DEFINIDA POR SOFTWARE

Com a evolução das tecnologias de comunicação e a capacidade das máquinas de se conectarem entre si, todos os serviços que consumimos estão a 01 click de distância através de um App (Software). Com poucos clique alugamos um apartamento no AirBnB ou chamamos um carro do Uber, ouvimos nossas músicas preferidas nos mais diversos serviços de streaming, fazemos compras, pedimos comida para entrega e assistimos Netflix, e imagine no mundo corporativo a revolução que está prestes a acontecer quando associarmos o poder de comunicação da internet das coisas e as tecnologias atuais como inteligência artificial, bigdata e computação em nuvem?
Apesar da forma rápida e simplificada, fica evidente que a internet das coisas não é uma tecnologia e sim um conceito muito mais amplo onde um conjunto de tecnologias e modelos de negócios é o que vai realmente trazer os benefícios esperados. O quadro abaixo procura exemplificar o conjunto de tecnologias e conceitos sobre a Internet das Coisas:

COMO INICIAR O PRIMEIRO PROJETO DE INTERNET DAS COISAS?

Seja de uma empresa existente que vai introduzir a internet das coisas em busca de benefícios para seus clientes (entrega de valor) ou redução de custos para suas operações, ou assim como uma nova startup, os próximos 05 passos são essenciais para começar um projeto de Internet das Coisas.
1 - Desenvolver um Caso de Negócio - não requer muita explicação e na sequência deste artigo apresento a estrutura básica de custos de um projeto pra te ajudar a começar no que deve ser pensado. Pontos importantes neste item devem ser as competências necessárias para esse projeto, a organização da sua empresa para suportar esse projeto, mudanças de cultura, orçamento disponível e tempo a ser dedicado.
2 - Decisão de Construir ou Comprar - aqui é essencial avaliar a capacidade dos recursos disponíveis em sua empresa. As vezes pode parecer muito dinheiro adquirir uma outra empresa ou negócio mas pode ficar muito mais barato do que investir do zero para desenvolver um produto.
3 - Prova de Conceito - uma vez desenvolvido o primeiro produto ou serviço que faz uso da internet das coisas, você precisa coloca-lô a prova com os potenciais clientes: é seguro, inter-operavél, fácil de gerenciar, entrega os benefícios propostos, atende uma necessidade específica?
4 - Projeto Piloto - mesmo depois de provas de conceitos e testes extensivos, você não vai lançar o produto ou serviço em território nacional. Escolha uma cidade ou até mesmo um bairro para um projeto piloto. Isso vai lhe dar condições de testar sua equipe comercial, suas estratégias de marketing, sua capacidade de atendimento ao cliente e suporte técnico, além de refinar seu modelo de negócio com mais um rodada de feedbacks de seus clientes.
5 - Implantação Comercial - agora sim suas estratégias mudam, e é hora de escalar o projeto para mercados mais amplos e começar a coletar receitas para garantir um bom retorno sobre os investimentos feitos nas fases anteriores.

ESTRUTURA BÁSICA DE CUSTOS DE UM PROJETO DE INTERNET DAS COISAS

Três grupos de custos fazem parte de um projeto de Internet das Coisas. Claro que tudo depende do tipo de indústria, proposta de entrega de valor, recursos disponíveis, etc.
A - Desenvolvimento: os custos de desenvolvimento são altos no ínicio e tendem a cair a medida que a solução e o mercado ficam mais maduros.
B - Coisas: a medida que novos dispositivos são integrados em soluções de clientes, os custos associados por dispositivos crescem exponencialmente.
C - Operação: todo negócio precisa de pessoas, e todas as pessoas gastam. Mas claro que negócios digitais precisam fazer uso de tecnologias atuais para evitar altos custos de pessoal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: AGENTES DA TRANSFORMAÇÃO

O sucesso da internet das coisas nos negócios depende da criação de ecossistemas de inovação e negócios com a participação de diversos agentes da sociedade como as Universidades e o mundo acadêmico para o apoio a pesquisa e o desenvolvimento, o Governo para a criação de programas de incentivos, novas legislações e isenção de impostos, as Empresas para explorarem tais oportunidades e claro muitos empreendedores.
Veja abaixo uma apresentação mais completa sobre as Oportunidade de Negócios da Internet das Coisas.
Posted by Marçal dos Santos at 17:37 Um comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Autor

Minha foto
Marçal dos Santos
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).
Ver meu perfil completo

Me deixaram entusiasmado com a Net !Coloquei estes links em 2007 e eles continuam fazendo sucesso !

  • BitTorrent, download and enjoy
  • Skype, quem não usa ?
  • Musicovery, Radio Web Interativo
  • Secondlife your world, your imagination
  • facebook
  • youtube

Artigos MUITO ANTIGOS, mas quem sabe atuais

  • A Internet em busca de conteúdo (Abr 2000)
  • Internet 2, RNP 2, Campinas na Rota (Jul 1999)
  • Internet via Rede Elétrica (Mar 1999)
  • Universidades Virtuais, ou Ensino a Distância (Jan 1999)
  • A Revolução nas Telecomunicações (II), Internet via Cabo (Set 1998)
  • A Revolução nas Telecomunicações (I) (Jul 1998)

Foto do mês

Foto do mês
Estou PREOCUPADO, assim como Jonathan

Arquivo do blog

  • ►  2025 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2024 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  2022 (4)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2021 (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2018 (5)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ▼  2017 (10)
    • ▼  novembro (1)
      • IBE - FGV-IDE Design Thinking
    • ►  outubro (1)
      • INOVA Newsletter
    • ►  setembro (1)
      • Newsletter da INOVA Unicamp
    • ►  junho (1)
      • Desafio Unicamp 2017 - Inovação Tecnológica
    • ►  maio (2)
      • The Internet of Ransomware of Things !
      • Oportunidades de Negócios com a Internet das Coisas
    • ►  abril (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2016 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2015 (16)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (9)
  • ►  2012 (4)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2011 (1)
    • ►  dezembro (1)
  • ►  2009 (1)
    • ►  setembro (1)
  • ►  2008 (3)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2007 (6)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (5)

Palavras que nos ENSINAM

"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom" Gênesis 1:31

"Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes" Albert Einstein.

"Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare". –Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas.

"Começar é a parte mais importante de qualquer trabalho." Platão.

Você nunca é velho demais para definir um outro objetivo ou sonhar um novo sonho. - C.S. Lewis -

Não passe vergonha, sempre que não souber uma palavra, sigla, qualquer termo de Informática ou Telecomunicações, entre no site http://whatis.com/ TENTE !


"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento." Abraham Maslow.

"Senhor, dai-me a serenidade para aceitar o que não pode ser mudado; A coragem para mudar o que pode ser mudado; E a sabedoria para distinguir uma coisa da outra." Reinhold Niebuhr.

"Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." Provérbios 25:28.

"Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito." Aristóteles.

Palavras que NÃO DERAM CERTO

Computadores
"Como o ENIAC é equipado com 18 mil válvulas e pesa 30 toneladas, computadores no futuro podem ter apenas mil válvulas e pesar apenas 1,5 tonelada". Revista Popular Mechanics, em março de 1949.

"Não há qualquer razão para que qualquer um queira um computador em suas casas". Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipament Corporation, fabricante de grandes mainframes, argumentando contra o PC em 1977.

"Eu viajei por todo este país e falei com as pessoas mais preparadas, e posso assegurar que o processamento de dados é um engodo que não vai durar até o final do ano". O editor responsável pelos livros de economia na editora PrenticeHall, em 1957.

"Mas... para que isso serve?" O executivo da IBM, Robert Lloyd, falando em 1968 sobre microprocessador, o coração dos atuais computadores pessoais.

Telefone
"Esse 'telefone' apresenta muitas restrições para ser seriamente considerado como um meio de comunicação. O aparelho não representa valor nenhum para nós". Um documento da agência de finanças Western Union, em 1878.

"Os norte-americanos precisam do telefone, mas nós não. Nós temos um número grande de entregadores de mensagens". Sir William Preece, engenheiro-chefe dos Correios Britânicos, em 1878.

"É uma ótima invenção, mas quem gostaria de usá-la?" O então presidente norte-americano Rutherford B. Hayes, após a demonstração do telefone de Alexander Bell, em 1876.

"Um homem foi preso em Nova York por tentar extorquir dinheiro de ignorantes e supersticiosos ao exibir um aparelho que, diz ele, transmitirá a voz humana por qualquer distância por um fio metálico para que seja ouvido por uma outra pessoa. Ele chama o instrumento de telefone. Pessoas bem informadas sabem que é impossível transmitir a voz humana por fios". Notícia em um jornal de Nova York, em 1868.
Powered By Blogger

Valeu a pena LER ALGO aqui ?

Deixe seu comentário, gostando ou não !
Marçal Santos

"O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar." Albert Einstein
"Nunca deixe passar uma abençoada curiosidade." Albert Einstein
© My Consulting Services (Marçal Santos). Tema Simples. Imagens de tema por luoman. Tecnologia do Blogger.