quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

E o país do único poder, o "Judiciário" faz mais uma lambança

Creio que não vale a pena ficar chovendo no molhado aqui, pois várias pessoas da área comentaram o assunto. Eu mesmo já tinha comentado sobre esta discussão, (Os Serviços OTT voltam a cena) tendo como pano de fundo as Operadoras brigando e discutindo sobre mudanças nas regras dos serviços Over The Top. Agora temos então a alegação de que a empresa do aplicativo, o facebook não prestou informações para um caso que corre "em segredo de justiça". Bem, num país que não sabemos mais quem fala a verdade, fica difícil acreditar que apenas um juiz, consegue PARAR A COMUNICAÇÃO por mais "dispensável" que possa parecer de mais de 100 milhões de pessoas. Inúmeros negócios já dependem desta comunicação, são agilizados pelo aplicativo, criam dinâmicas de interação onde 2 dias parados, ou com maiores dificuldades vão incindir sobre perdas de receitas. 

Parar por ato de justiça, representa uma visão muito MIOPE do que o aplicativo representa hoje no cenário de comunicações global, e também aqui no Brasil. A penalização não foi para o facebook, certamente.   

Fico com a frase do expoente máximo desta tecnologia nos dias atuais, 

Zuckerberg 'este é um dia triste' para o Brasil.

Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país.

Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.

Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online.

Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz.
Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo.




Contato: @ marcal@myconsulting.in M +55-19-99811-4455 T +55-19-38715025

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).