quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Windows Vista


Anunciado como sendo uma grande inovação para os micro-computadores, o Windows Vista, parece que não implacou. Nas últimas semanas tem saido muitas notícias dizendo que vários fonecedores de micro-computadores ainda preferem entregar seus equipamentos com o Windows XP.

Creio que arriscaria um palpite do porque disto. O windows XP, sem dúvidas foi um marco, principalmente se falando de Microsoft, em termos de robustez. Em outras palavras, finalmente tivemos para os usuários pessoais um sistema operacional que difícilmente "congela", "capota", fazendo que os famosos botões de reset, até pudessem deixar de existir. Ou ainda então você ouvir a incansável recomendação do suporte ao usuário, dê um CRTL-ALT-DEL. Bem, não quero com isso dizer que o Windows Vista seja menos robusto que o XP. Agora vem a segunda parte de minha conclusão: O que mais o usuário hoje em dia, doméstico principalmente faz é navegar pela rede, as aplicações estão na rede (Acho que o John Gage da SUN tinha razão, quando a mais de uma década previu, "O computador é a rede"), o browser é a principal e quase única necessária aplicação rodando no PC, e dai "pra que" inovações de um sistema operacional, sem muitas diferenças e apenas mais bonitinho ? O tráfego na rede tem crescido. Aliás, as recentes pesquisas aqui no Brasil dizem que mais de 65% de todo tráfego Internet no Brasil são de aplicações P2P, ou Peer-to-Peer, ou ainda em português ponto a ponto, para download de músicas, filmes, fotos, jogos, para diversos tipos de dispositivos, não somente o PC. Mas isto é assunto apra outro dia.

Acho que a Microsoft, vai ter que criar um pouco mais de atrativos no Windows Vista, para que ele venda mais, ou então uma maneira de deixar o Internet Explorer do Vista com algo realmente inovador para o pessoal da Rede, quem sabe o controle de acesso para nossos filhos (Parental Control), anunciado ai na página do Windows Vista no site da Microsoft, porque a rede está repleta de assuntos que exigem este tipo de controle, isto o XP não tem.

Autor

Minha foto
Há mais de 30 anos, Marçal dos Santos (My Consulting) tem trabalhado com problemas de TI (Tecnologia da Informação) e Telecom (Telecomunicações) em instituições e empresas como a Ericsson, Tellabs, Maksen Consulting, Alcatel-Lucent, Universidade Estadual de Campinas, Sisco Sistemas, Datapart, Instituto Agronômico de Campinas, para as quais situações diversas do dia-dia da infraestrutura de informática e redes foram administradas no que diz respeito a Design, Implementação, Operação, Suporte, Otimização, Monitoramento e tomada de decisão, bem como oferecidas soluções de Provedores Globais do mercado (Ericsson, Alcatel-Lucent, Tellabs).